quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Tarte grega de limão

Tarte grega de Limão


xanabertolo
id: 6705, 26-12-2009
Prestígio: 297
Artigos: 159
Comentários: 38
Ingredientes:
Para a massa quebrada:
220 gr de farinha
110 gr de manteiga
1 pitada de sal
50 gr açúcar em pó
1 gema de ovo

Para o creme de limão:
2,5 dl leite
30 gr açúcar
3 gemas de ovo
30 gr de maizena
Sumo de 1 limão e raspa de 2

Para o merengue:
5 claras de ovo
150 gr de açúcar
100 gr de açúcar em pó
Preparação:
Coloque a farinha numa tigela e faça uma cova no meio. Deite aí a manteiga em pedacinhos, o açúcar, a gema e o sal. Prepare a massa quebrada amassando bem. Com a massa, forme uma bola, envolva-a em folha de alumínio e deixe-a repousar durante 1 hora no frigorífico.
Findo este tempo, com o rolo, tenda a massa e forre a forma. Pressione-a contra as bordas da forma e corte a massa que sobrar. Coloque papel vegetal na forma e cubra-a de leguminosas secas. Leve-a ao forno previamente aquecido (190ºC) durante 10 minutos. Retire o papel e as leguminosas e deixe a massa cozer mais 10 minutos.
Para preparar o creme, ferva o leite com o açúcar. Bata as gemas de ovo com a maizena, adicione uma a duas colheres do leite quente, mexa bem e ligue esta mistura com o leite, continuando sempre a mexer com a vara de arames. Deixe que o leite ferva bastante tempo. De seguida, junte o sumo e a raspa das cascas de limão.
Entretanto, bata as claras em castelo. Pouco a pouco, vá adicionando o açúcar, continuando sempre a bater as claras, até obter um creme consistente. Com uma espátula de madeira, misture o açúcar em pó previamente peneirado. Junte metade das claras em castelo ao creme de limão, continuando sempre a bater com a vara de arames. Deixe que todo este preparado ferva de novo.
Deite o creme de limão quente sobre a base de massa quebrada. Alise bem a superfície. Barre o resto das claras em castelo sobre a tarte. Com uma faca grande, faça pequenas ondulações na superfície da tarte. Leve-a ao forno previamente aquecido. Coloque a tarte debaixo da grelha até que as claras em castelo fiquem ligeiramente tostadas.

1 comentário:

Filomena Silva disse...

Olá, encontrei há tempos este blog e gostei bastante das receitas.
Agradeço a partilha, mas tenho de fazer um pergunta? Porquê a não permissão de copiar??? E digo isto porque eu costumo copiar as receitas e imagem para uma página de word que imprimo e coloco na minha pasta das receitas. É dificil lembrar-me do blog onde vi a receita e assim fica mais fácil.

gif

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Seguidores



Receitas de Comida Cubana

Galette des Rois

28 de Fevereiro


GPOYW- It’s my Birthday… damn it.