Este foi o destino de uma abóbora gigante que veio directamente da horta da minha irmã. A abóbora é muito versátil e desta vez apeteceu-me combiná-la com alperce e baunilha. O resultado foi surpreendente e pela positiva… Cada dia que passa fica ainda mais aromático visto que deixei bocados de vagem de baunilha nos frascos. O facto de marinar a fruta no açúcar durante uma noite vai dar mais consistência ao doce.
Doce de abóbora, alperce seco e baunilha
700g de abóbora, descascada, em cubos
150g de alperces secos (cortados ao meio)
400g de açúcar amarelo
2 limões
1 vagem de baunilha
Colocar a abóbora num recipiente, adicionar o açúcar e o sumo de limão. Envolver e deixar marinar durante uma noite. Demolhar os alperces em água quente umas horas.
TMX-Bimby:
Colocar no copo metade da abóbora com caldo e alperces previamente escorridos e triturar 15seg/vel 6. Repita o processo para o restante. Adicione uma vagem de baunilha aberta e programe 30 min/100º/vel 1, substitua o copo de medida pelo cesto para evitar salpicos. Retire a vagem de baunilha e programe 15 seg indo progressivamente até à vel 6. Deite logo de seguida em frascos previamente escaldados fechando de imediato para criar vácuo.
Tradicional:
Numa panela, colocar a abóbora com o caldo, os alperces previamente escorridos e a vagem de baunilha aberta e levar ao lume, mexendo de vez em quando. Cozinhar cerca de 40 minutos, até a abóbora ficar meio translúcida e mole. Retirar a vagem e triturar com a varinha mágica. Se ficar ainda líquido levar novamente ao lume mais uns minutos. Caso fique espesso acrescentar um pouco de água fervida e cozinhar mais uns minutos. Deite logo de seguida em frascos previamente escaldados fechando de imediato para criar vácuo.
Poderá também gostar de:
Doce de Abóbora com nozes:::Ofertas caseiras
Doce de pêssego e baunilha
Doce de Morango e Baunilha
LinkWithin
Publicada por Patrícia (Coco & Baunilha)
Sem comentários:
Enviar um comentário