quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Tarte de escarola (Chicória)

Tarte de Escarola





"Como tinha visto esta receita no Minha Cozinhazinha e me intrigou, usei a maior parte do pé para fazê-la, mas como era bem graúda rendeu bem. O resultado é uma tarte leve, sem o amargo da verdura crua, incrivelmente saborosa e melhor ainda, dá para ser servida como prato único, é bem substanciosa.

Para aqueles que não querem usar bacon, acho que peito de peru, frango desfiado, linguicinha frita, ou mesmo só a verdura já fica ótimo!!!"





 Massa:
3 xícaras de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de margarina bem cheias (usei manteiga)
1 lata (só a lata tem a mediada certa) de creme de leite com soro (usei embalagem de 200 g e deu certo)
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
1 colher (sopa) rasa de sal

Recheio:
2 pés de escarola (que é a chicória) (na verdade usei só um pé)
3 tomates grandes (usei 2)
1/2 xícara (chá) de bacon em cubinhos
1 cebola picada
3 dentes de alho em lâminas
pimenta do reino e sal a gosto (não usei a pimenta)
4 colheres (sopa) de óleo (usei a gordura da fritura do bacon)
150 g de mussarela para cobrir

Misture todos os ingredientes com as mãos. Pré-aqueça o forno. Unte uma assadeira grande (a minha mede 35 x 24 cm) e sempre sobra um pouquinho de massa. (minha forma de fundo falso é menor, sobrou massa, fiz umas tortinhas menores para congelar e usar depois, espero que dê certo!) Abra a massa com as mãos (na própria assadeira) cobrindo apenas todo o fundo e as bordas. Coloque para assar por 30 minutos (no mínimo) em forno baixo, ou até ficar dourada e sequinha. Enquanto isso, lave a escarola e corte em tiras de 0,5 a 1 cm de largura, corte a cebola, o alho e o bacon (eu congelo cortado em cubinhos) e corte o tomate em rodelas.Numa panela grande, junte o óleo, a cebola e o alho, depois coloque as escarola aos poucos, mexendo do fundo para cima para misturar os temperos, logo que murchar um pouco, acrescente a pimenta do reino e o sal e prove. Em seguida, desligue o fogo (cuidado: esta etapa é rápida).

A parte, frite o bacon em uma frigideira (não precisa por óleo) e reserve (salpique sal). Retire a massa do forno e aumente a temperatura do forno até o máximo.

Atenção: Monte a tarte apenas minutos antes de servir, pois a escarola solta água e molha a massa.Rapidamente, espalhe toda a escarola (evite ao máximo pegar o líquido que forma no fundo) sobre a massa previamente assada. Sobre a escarola, distribua lado a lado as rodelas de tomate (polvilhe sal em cada uma delas, dos dois lados). Sobre os tomates, espalhe os pedacinhos de bacon fritos. Por cima de tudo, forre com a mussarela.Coloque para assar em forno médio/alto (pré aquecido) por quinze minutos. Servir em seguida.

A massa é muito diferente das massas que já fiz, acho que o creme de leite dá uma textura toda especial, meio aveludada, fácil de manusear.

Sem comentários:

gif

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Seguidores

Receitas de Comida Cubana

Galette des Rois

28 de Fevereiro


GPOYW- It’s my Birthday… damn it.