terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Quiche de espinafre e ricota


Quiche de espinafre e ricota




Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de amido de milho
1 ovo grande
1/2 xícara de iogurte natural
150g de manteiga sem sal gelada e cortada em cubos
1/2 colher (café) de sal

Coloque a farinha, o amido e o sal numa vasilha grande ou processador. Misture e junte a manteiga gelada e amasse com as pontas dos dedos até formar uma farofa. No processador, pulse até formar uma farofa. Junte o ovo e o iogurte e amasse até formar uma massa. Não manipule demais a massa. Coloque a massa num saco plástico e deixe descansar por cerca de 1 hora na geladeira. Divida a massa em duas porções e abra cada uma entre 2 plásticos. Forre 2 formas de fundo removível de 20cm de diâmetro com 3cm de altura. Fure o fundo das formas com garfo e reserve na geladeira.

* Se quiser, você pode congelar uma das massas na forma embalada em saco plástico. Depois é só montar o recheio e pôr para assar. Ou congelar a quiche já assada, fria e embalada em filme plástico e dentro de um saco plástico. Descongele por algumas horas na geladeira e depois esquente no forno coberto com papel alumínio.

Creme (suficiente para 1 forma alta de 20cm):

3 ovos grandes
40g de queijo parmesão ralado
3/4 xícara de iogurte natural
3/4 xícara de creme de leite (usei de caixinha)

Coloque os ovos numa vasilha e bata com fouet. Junte os demais ingredientes e misture bem.

** como minhas formas de torta são baixinhas eu faço um creme com 4 ovos, 50g de queijo parmesão ralado, 1 xícara de iogurte natural e 1 xícara de creme de leite. Coloco também uma pitadinha de noz moscada ralada e pimenta do reino e é o suficiente para as 2 formas.

Recheio (para 2 formas de 20cm) :

1 xícara de muçarela ralada
⅔ xícara de ricota esfarelada
1 maço de espinafre limpo

Afervente o espinafre por alguns minutos. Escorra e despeje numa vasilha com água gelada. Esprema bem e pique bem miudinho. Esprema bem mais uma vez.
Divida os ingredientes do recheio para as duas formas. Espalhe a muçarela no fundo da forma forrada com massa crua. Em seguida, espalhe a ricota e o espinafre. Despeje com cuidado o creme e leve para assar em forno preaquecido a 180˚C por cerca de 40 minutos ou até que a superfície esteja corada.
Se você utilizar formas baixinhas como as minhas, coloque as quiches montadas com uma assadeira por baixo e leve para assar. O creme estufa no forno e pode derramar um pouco para fora.
Eu monto a quiche com a massa crua mesmo mas se preferir, pré-asse a crosta por cerca de 20 minutos só para firmar a massa. Espere amornar alguns minutos para montar e termine de assar.

http://pecadodagula.blogspot.com/


Sem comentários:

gif

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Seguidores



Receitas de Comida Cubana

Galette des Rois

28 de Fevereiro


GPOYW- It’s my Birthday… damn it.