domingo, 5 de fevereiro de 2012

Suzy’s cake do Pierre Hermé
do Chocolate Desserts by Pierre Herme







250g chocolate amargo, picadinho – usei 70% de cacau
250g manteiga sem sal, em temperatura ambiente
200g açúcar
4 ovos grandes, em temperatura ambiente
70g de farinha de trigo

Pré-aqueça o forno a 180ºC; você vai usar a grade central para assar o bolo. Unte uma forma redonda de 24cm de diâmetro e 5cm de altura com manteiga, forre o fundo com papel manteiga, unte o papel e polvilhe tudo com farinha de trigo.

Coloque o chocolate numa tigela refratária e leve ao banho-maria, certificando-se de que o fundo da tigela não toque a água na panela, até derretê-lo; se preferir, use o forno de microondas para isso. Reserve o chocolate para que esfrie; deve estar apenas morninho ao ser juntado aos outros ingredientes.

Na tigela da batedeira, junte a manteiga e o açúcar e bata em velocidade média por cerca de 4 minutos, raspando as laterais da vasilha com freqüência; bata até obter um creme. Acrescente os ovos, um a um, batendo por 1 minuto após cada adição. Reduza para a velocidade baixa e despeje o chocolate derretido, misturando somente até sumir na massa. Pare de bater, adicione a farinha e misture com uma espátula de borracha/silicone. A massa deve ficar homogênea, espessa e acetinada.

Despeje a massa na assadeira preparada, alise a superfície e leve ao forno por 26 a 29 minutos, ou até que o bolo cresça e o topo pareça fosco – a superfície do bolo pode até mesmo estar com uma aparência craquelada e o centro pode não estar totalmente firme. Ao inserir uma faca fina no centro do bolo, ela deverá sair com resquícios de massa – e é exatamente essa a idéia. Transfira a forma para uma gradinha.

Quando o bolo estiver totalmente frio, leve-o à geladeira por 1 ou 2 horas para que fique mais fácil desenformá-lo. Vire o bolo, remova o papel manteiga, e inverta-o num prato de servir – usei uma forma de fundo removível, então foi mais fácil e os “caquinhos” da superfície não se perderam.

Fatie e sirva em temperatura ambiente.

Rend.: 6-8 porções

Sem comentários:

gif

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Seguidores

Receitas de Comida Cubana

Galette des Rois

28 de Fevereiro


GPOYW- It’s my Birthday… damn it.