As minhas Filhós de Abóbora
Ingredientes:
- 1 kg de abóbora-menina (vermelhinha)
- 1,25 kg de farinha
- 50 grs de fermento de padeiro
- 1 cálice de aguardente
- 1 laranja (sumo e raspa)
- 1 pitada de sal
- açúcar e canela p/ polvilhar
- mel (opcional)
Prepare a abóbora, corte-a em cubos e ponha-a a cozer. Quando estiver cozida, retire-a da água, escorra-a muito bem e deixe-a arrefecer ligeiramente. Misture-a com a farinha e amasse muito bem.
Dilua o fermento num pouco de água morna da cozedura da abóbora. Incorpore-o na massa. Junte a abóbora, a aguardente, a raspa e o sumo da laranja.
Depois de bem amassada, deixe a massa levedar, tapada com um cobertor de lã em local morno e sem correntes de ar. Quando estiver bem lêveda, ponha ao lume uma frigideira funda com azeite ou óleo, que deve ficar bem quente, e comece a fritar, tendendo um poco de massa com as mãos untadas de azeite, esticando a massa e colocando no óleo quente.
Depois de fritas, passe as filhós por uma mistura de canela e açúcar. Se desejar, em vez de as envolver nesta mistura, regue-as com mel.
Nota! Se na altura de fritar a massa não conseguir tender com as mãos, não tem problema, faça-o com duas colheres untadas de azeite e coloque no oleo quente. O aspecto final não será o mesmo mas ficam boas na mesma.
Sem comentários:
Enviar um comentário