quarta-feira, 7 de março de 2012

Empada de Frango

Empada de Frango






A vontade de fazer empadas surgiu depois de uma ida ao supermercado. Ali estavam elas, alinhadas, douradas e apetitosas. E eu resisti à vontade de as comprar, pensando para com os meus botões (e com alguma presunção) que conseguiria certamente fazer melhor. Ficou então destinado que o frango acabado de comprar para o jantar do dia seguinte, seria para preparar deliciosas empadinhas.
Claro que no dia seguinte as empadas já não me pareciam assim tão boa ideia. Ainda me apetecia comê-las, mas não estava com grande vontade de forrar formas e forminhas de massa. Portanto, a solução encontrada, foi fazer uma empada em tamanho familiar! Aqui está ela.

Ingredientes para 1 empada familiar ou cerca de 12 empadas pequenas:

1/2 frango
1 cenoura
1 cebola
4 cravinhos
grãos de pimenta
1 raminho de salsa
5 colheres de sopa de vinagre
sal q.b.
1 pitada de noz moscada
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de maisena
2 gemas de ovo
350g de farinha

Preparação:

Leve uma panela ao lume com água e acrescente o frango, a cenoura descascada, a cebola com os cravinhos espetados, os grãos de pimenta, a salsa, o vinagre e tempere de sal. Quando o frango estiver cozido retire, deixe arrefecer e desfie. Coe depois o caldo ca cozedura e reserve.
Leve um tacho ao lume com o azeite e junte o frango desfiado e a cenoura cozida previamente esmagada com um garfo. Desfaça a maisena e 1 gema de ovo num pouco de caldo da cozedura e acrescente ao frango. Deixe engrossar acrescentando mais caldo se necessário, de modo a ficar um bechamel grosso. Rectifique os temperos e acrescente a noz moscada. Deixe arrefecer
Prepare a massa. Numa taça coloque a farinha e acrescente, pouco a pouco, o restante caldo da cozedura do frango até obter uma massa que possa estender. Estenda a massa em dois discos e forre com um uma tarteira de fundo amovível. Espalhe sobre a massa o recheio de frango e feche com o outro disco de massa pressionando bem as pontas para fechar.
Pincele com a outra gema de ovo desfeita numa colher de sopa de água e leve a forno quente (200ºC) cerca de 40 minutos ou até a massa estar cozinhada e dourada.
Sirva com uma salada verde ou legumes cozidos.

Bom Apetite!




Sem comentários:

gif

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Seguidores



Receitas de Comida Cubana

Galette des Rois

28 de Fevereiro


GPOYW- It’s my Birthday… damn it.