2 latas de leite condensado 20 maracujás (a polpa com pevides e sumo) 2 pacotes de gelatina de ananás
Fazer a gelatina como indicado na embalagem e deixar arrefecer. Depois de arrefecida juntar a polpa de maracujá e o leite condensado, envolver bem. Dispor numa taça e levar ao frigorífico algumas horas para solidificar. Servir bem fresco.
2 pacotes de natas 1 lata de leite condensado 1 pacote de bolacha tipo maria triturada 2 pacotes de mousse instantânea de chocolate (feita com leite)
Fazer a mousse como indicado na embalagem e reserve. Bater as natas em chantilly e juntar o leite condensado, envolver bem. Numa taça grande dispor camada de mousse, camada de bolacha maria triturada, camada de natas com leite condensado e camada de bolacha. Fazer essa operação até se esgotar os ingredientes. Levar ao frigorífico de um dia para o outro, ou, pelo menos 6 horas. Sirva bem fresquinho.
Massa: misture a farinha com o açúcar, adicione a margarina cortada aos pedaços e trabalhe com a ponta dos dedos até obter uma areia grossa. Junte o ovo e misture até conseguir moldar a massa em bola. Estenda a massa e forre uma forma de aro amovivel com 22 cm de diâmetro. Pique o fundo com um garfo e deixe repousar no frigorífico.
Recheio: Bata os ovos com o açúcar. Dissolva a maizena no leite e junte á gemada. Leve ao lume e deixe engrossar, mexendo. adicione as natas e misture bem. Retire do calor e deixe arrefecer. Leve a massa ao forno préviamente aquecido a 200º e deixe cozer 15 minutos. Deite o creme na tarteira e leve de novo ao forno cerca de 20 minutos. Quando o creme alourar, polvilhe com açúcar e ligue a grelha
superior do forno para caramelizar.
PREPARAÇÃO NA BIMBY/THERMOMIX:
Deite os ingredientes da massa no copo uns segundos vel. 4. Retire, estenda com o rolo, forre a tarteira de 22 cm diâmetro e leve ao frigorífico enquanto prepara o creme.
Creme: Deite os ingredientes do creme excepto as natas e programe 7 m. temp. 90º vel.3, junte as natas á mesma velocidade e retire, deixe arrefecer. Leve a base ao forno quente 200º por 15 minutos. Retire e deite o creme, leve de novo ao forno por mais 15/20 minutos, retire, polvilhe com açúcar e ligue a grelha superior para caramelizar.
300 gr de bacon em tiras 1 lata de cogumelos 4 ovos 1 pacote de massa folhada fresca 1 pacote de natas 1 cebola 1 dente de alho Salsa Sal e pimenta
Preparação:
Aquecer uma frigideira anti-aderente e fritar o bacon na sua própria gordura até ficar bem tostado. Picar a cebola e o alho, adicioná-los ao bacon, temperar com a pimenta e deixar refogar (se o bacon for pouco gordo, juntar um pouco de azeite). Por fim, juntar os cogumelos, deixar suar e reservar. Bater os 4 ovos, juntar o pacote de natas, mexendo sempre, temperar com sal a gosto (tendo em conta que o bacon já tem sal, não convém pôr muito). Picar a salsa e juntá-la ao preparado dos ovos. Forrar o fundo de uma forma de quiche com papel vegetal, ajustar a massa folhada à forma e picar o fundo com um garfo. Deitar o refogado na forma, espalhando bem, verter o preparado dos ovos e levar ao forno durante 25/30 minutos a 250ºC. Desenformar com cuidado e servir.
4 pés de porco inteiros 1 cabeça de alho 1 cebola (branca ou roxa) 1 litro e ½ vinho branco seco Sal (a gosto) Pimenta do reino (a gosto) Sálvia 200g de farinha de rosca 1 colher (sopa) de mostarda de dijon Manteiga Endívias para acompanhamento
Para o bouquet garni:
1 alho poró 3 folhas de louro 1 talo de alecrim Gengibre (a gosto) Funcho Salsão Barbante de algodão para cozinha
Para escaldar os pés de porco, amarre-os em pedaços de bambu ou madeira para que eles não dobrem e coloque em água fervente por 5 minutos. Lave em água corrente. Jogue fora a água fervida e encha a panela de água limpa novamente.
Prepare o bouquet garni: corte a ponta do alho-poró e abra para lavar. Dentro da folha do alho-poró, coloque o alecrim, o louro, o funcho e o gengibre. Amarre com o bartante formando um bouquet. Corte as pontinhas da cabeça de alho, mas sem separar os dentes.
Na panela com água limpa, acrescente 1 litro de vinho branco seco, coloque o bouquet, a cabeça de alho, a cebola inteira, o sal e deixe ferver. Depois de ferver, deixar em fogo brando e acrescente os pés de porco. Com os pés de porco na panela, não deixe mais que a água ferva, tem que ficar no limite da ebulição por 4 horas. Após 4 horas, dispense o bouquet, desligue o fogo e deixe resfriar dentro do caldo. Tire da panela e reserve.
Com os pés de porco frios, tire dos bambus e prepare a marinada. Para a marinada, coloque os pés de porco em um recipiente raso. Jogue sal, pimenta do reino, sálvia picada e um pouco de vinho branco seco por cima. Passe um papel filme por cima e deixe na geladeira até o dia seguinte. No dia seguinte, passe os pés de porco na mostarda de dijon (misturadas com um pouco de vinho branco seco) e depois na farinha de rosca. Derreta um pouco de manteiga e jogue por cima dos pés de porco. Coloque no forno alto para assar por 10 a 15 minutos até ficar bem sequinho.
Modo de preparo das endívias:
Para preparar as endívias, coloque manteiga e um pouco de óleo em uma panela. Tire as três primeiras folhas das endívias para limpá-las. Coloque para fritar inteiras, com um pouco de vinho branco seco, sal e pimenta do reino.
400g de massa Penne (ou outra massa curta) 4 colheres (sopa) de azeite 3 dentes de alho, finamente picado 1 chalota, finamente picada 4 filetes de salmão fresco sem pele, cortados em cubos 250ml de natas Raspa de 1 limão 1 punhado de salsa fresca picada Sal e pimenta-preta acabada de moer
Preparação:
Comece por cozer a massa numa panela com água salgada de acordo com as instruções do pacote. Entretanto, aqueça o azeite numa frigideira, adicione o alho e a chalota e refogue por 3/4 minutos. Junte os cubos de salmão, as natas, o sal e a pimenta e deixe cozinhar em lume brando por mais 5 minutos. Quando a massa estiver pronta, escorra-a e adicione ao salmão. Salpique com salsa picada e raspa de limão.
1 frango 2 limões (sumo) 1 laranja (sumo) 3 colheres (sopa) de mel Sal e pimenta q.b.
Preparação:
Arranje e lave o frango. Disponha-o num recipiente de ir ao forno e tempere de sal e pimenta. Misture o sumo dos citrinos com o mel e regue o frango com este preparado. Tape com uma folha de alumínio e leve ao forno, a 200°C, por 30 minutos. Findo este tempo, retire a folha de alumínio e leve outra vez ao forno ao forno, apenas para dourar um bocadinho. Sirva regado com um molho agridoce, acompanhado por arroz branco e uma boa sangria. Bom apetite!
250 gr. açúcar 250 gr. amêndoa ralada 125 gr. doce de gila (existe à venda em frascos) 2 gemas 3 ovos inteiros Açúcar em pó para polvilhar
Preparação:
etapa 1 Pré-aquecer o forno a 170ºc com as duas resistências ligadas.
Comece por ralar a amêndoa (utilizei a picadora 123).
Bater com a batedeira os ovos, as gemas e o açúcar.
etapa 2 Juntar a amêndoa ralada, a gila e envolver tudo com uma colher de pau. Unte uma forma redonda sem chaminé (usei uma de 23 cm diâmetro) com margarina e forre o fundo com papel vegetal, untando-o também. Coloque a massa e leve ao forno. Passados 35 minutos, deixei só a resistência de baixo ligada para acabar de cozer, pois por cima já estava com cor e não queria que queimasse. Ao fim de 1 hora estava pronto. Espetei um palito e saiu seco.
etapa 3 Retirei, deixei arrefecer um pouco na forma e depois desenformei com cuidado. O bolo convém ficar com a parte de cima para cima, pois fica com uma camada crocante. Depois de frio, colocar açúcar em pó.
250 g de farinha
100 g de açúcar (usei glacé)
100 g de manteiga
1 ovo
1 colher de fermento
Preparação:
Coloque todos os ingredientes no copo e misture tudo durante 15Seg. Vel 6.
Retire a massa e faça bolinhas. Mergulhe a parte de cima em açúcar e coloque no tabuleiro de ir ao forno, previamente untado com manteiga. Com a ajuda de um garfo, "esmague" as bolinhas que deverão ficar com um aspecto achatado e ondulado.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 minutos.
Aconselho vivamente, se quiserem testar esta receita, a prepararem-na com arroz basmati, garanto-vos que faz toda a diferença no resultado final. Este arroz é muito aromático e fica soltinho. Perfeito!
Serve 6 porções
2 cháv de arroz Basmati 4 cháv. de água a ferver (usar o jarro térmico) 1 caldo de frango naturíssimos 3 c.sp. de azeite 1 cebola picada 3 dentes de alho picados 1 c.sb. cheia de açafrão em pó 1 punhado de passas 1 punhado de pinhões Sal a gosto
Começar por estalar a cebola e o alho no azeite, Juntar o açafrão, o arroz e fritar bem. Juntar o caldo e a água a ferver. De seguida as passas e os pinhões e quando levantar de novo fervura, tampar. Cozinhar até o arroz estar cozido, talvez ao fim de 15 min.
Recette proposée par Sylvain Deville La recette qui va causer la ruine de votre boulanger.
Facile
Pour 6 personnes : 350 g farine 1 sachet levure de boulanger 1 pincée sel 50 g sucre 1 sachet sucre vanillé 50 g beurre mou 12,5 cl de lait tiède 1 oeuf Garniture : 1/2 l crème patissière 100 g de noissettes moulues 100 g amandes moulues 100 g raisins imbibés de rhum Préparation : 10 mn Cuisson : 30 mn Repos : 120 mn Temps total : 160 mn
Préparation Pains aux raisins:
1-Mélanger tous les ingrédients pendant environ 6 minutes, la pâte doit ne plus coller. Laisser lever 50 minutes.
2-Etaler en un rectangle de 40 cm. Recouvrir de crème patissière puis de garniture.
3-Découper en tranches de 1 cm d'épaisseur. Laisser gonfler à nouveau 40 minutes.
4-Cuire 30/40 minutes à feu moyen.
Pour finir... Pas besoin de recommandation, l'essayer c'est l'adopter.
Pour 6 personnes : 1 oeuf lait 60 g de sucre 1 cuillère à café de sel 50 g de beurre 350 g de farine T55 2 cuillères à café de levure déshydratée instantanée 40 g de raisins secs 20 g de cédrat confit 20 g d'orange confite Préparation : 5 mn Cuisson : 200 mn Repos : 0 mn Temps total : 205 mn
Préparation Panettone à la machine à pain:
1-Battez l'oeuf en omelette, mettez-le dans un verre doseur et complétez avec le lait jusqu'à 230 ml.
2-Versez ce mélange dans la cuve de la machine à pain (avec pale de pétrissage en place). Ajoutez le sucre, le sel, le beurre puis la farine en veillant à ce qu'elle recouvre tout le lait.
3-Faites un puits peu profond et ajoutez-y la levure sans la faire entrer en contact avec d'autres ingrédients. Placez la cuve dans la machine et fermez le couvercle.
4-Lancez le programme "pain sucré". Au signal sonore, ajoutez les raisins secs et les fruits confits.
5-Arrêtez la cuisson 10 minutes avant la fin du cycle et sortez la cuve de la machine, démoulez la panettone et laissez-le refroidir sur une grille au moins 1 heure.