KugelhopfViagem da Alsácia este bolo chamado "Kugelhopf"
Um bolo com origem na região Francesa da Alsácia, mas também muito comum na Alemanha, Suíça e Áustria. A base é uma massa levedada, confecionada com manteiga e ovos. Na receita Alsaciana original é colocada uma metade de amêndoa em cada gomo do fundo da forma. Também os corintos fazem parte desta receita, mas podem ser substítuidos por frutos cristalizados ou amêndoas.
É normalmente preparado numa forma circular, em forma de coroa e com um orifício tubular, semelhante à utilizada para fazer "Bundt Cakes", tão populares nos EUA.
Tem uma consistência leve e um sabor não muito doce, ideal para acompanhar um chá.
Adaptado de: As 100 mais famosas sobremesas do Mundo,Christian Teubner,Círculo de leitores,1995
Ingredientes
500 gr de farinha
10 gr de fermento de padeiro
1 c. chá de açúcar
125 ml de leite morno
100 gr de corintos
20 ml de rum
180 gr de manteiga
120 gr de açúcar
3 ovos
1/2 c. chá de sal
1 pitada de noz moscada
raspa de 1 limão
2 gemas de ovos
manteiga e pão ralado para preparar a forma
açúcar em pó para polvilhar
Preparação
Numa tijela colocar a farinha e fazer uma cova ao centro. Partir o fermento em pedaços, dissolver no leite morno, juntar o açúcar e deitar na cova da farinha. Peneirar um pouco de farinha por cima desta massa, tapar com um pano e deixar levedar até a superfície começar a abrir fendas.
Regar os corintos com o rum e reservar.
Bater muito bem a manteiga com o açúcar e os condimentos até obter uma massa fofa. Adicionar as gemas e os ovos aos poucos, batendo bem entre cada adição.
Adicionar este preparado à farinha e misturar bem até obter uma massa mole. Bater esta massa até que se formem bolhas e se descole das paredes da tijela. Tapar com um pano e deixar levedar até ter duplicado de volume (cerca de 1/2 hora).
Untar a forma com manteiga e polvilhar com o pão ralado.
Escorrer os corintos e eliminar o rum que sobrou. Juntar os corintos à massa levedada, batendo com movimentos de baixo para cima, com a ajuda de uma colher ou uma espátula. Deixar a massa levedar mais uma vez e deitar na forma já preparada.
Alisar a superfície, tapar com um pano e deixar a massa crescer de novo.
Levar ao forno previamente aquecido a 200ºC durante 45 minutos. Caso a superfície começe a ficar muito tostada, tapar o bolo com folha de alumínio.
Retirar do forno, deixar arrefecer um pouco, desenformar e virar ao contrário.
Polvilhar com açúcar em pó.
Por
Helena Pereira em
3.7.13