domingo, 3 de março de 2013

Pastéis de Nata

Pastéis de Nata

5Sentidos na Cozinha
id: 11416, 17-09-2012
Prestígio: 210
Artigos: 41
Comentários: 5
Ingredientes:
400 g de massa folhada
300 g de açúcar
6 gemas + 2 ovos
5 dl de leite
2 colheres (sopa) de farinha
1 dl de água
Farinha para polvilhar
Manteiga para untar
Preparação:
Pré-aqueça o forno na temperatura máxima uns 15 minutos antes. De seguida, unte as forminhas de alumínio com manteiga e reserve.
Estenda a massa folhada na bancada polvilhada de farinha. Sacuda a farinha e pincele um dos lados da massa com água. Recorte rodelas de massa de tamanho adaptado ao das formas e forre as forminhas, deixando o lado molhado para fora. Pressione bem com a ponta dos dedos. Coloque a água e o açúcar num tachinho e leve ao lume, mexendo, até obter o ponto de fio (sabemos que se atingiu o ponto de fio quando, ao retirar um pouco de calda com uma colher ou um garfo, se forma um fio fino que acompanha o movimento). Reserve.
Batas as gemas com os ovos numa tigela. Junte a farinha previamente dissolvida num pouco de leite, o leite restante e mexa muito bem. Adicione a calda de açúcar em fio, mexendo sem parar.
Leve o preparado ao lume, em banho-maria, mexendo sem parar por 10 minutos. Retire o creme do lume e divida-o pelas formas. Coloque as formas no tabuleiro do forno e leve a dourar a 250ºC por aproximadamente 25 minutos, ou até os pastéis ficarem bem douradinhos. Retire os pastéis do forno e deixe arrefecer.
Desenforme depois com cuidado.
Observações:
O segredo dos pastéis de nata é a temperatura do forno. Os nossos fornos domésticos não atingem os 300ºC, temperatura ideal para a confecção destes bolinhos. Contudo, dá para pré-aquecer bem o forno antes (cerca de 15 minutos) no máximo.



Sem comentários:

gif

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Seguidores



Receitas de Comida Cubana

Galette des Rois

28 de Fevereiro


GPOYW- It’s my Birthday… damn it.