segunda-feira, 4 de março de 2013

Historia da Tapioca


História da Tapioca




Foto: Reprodução

Uma iguaria tipicamente brasileira, a tapioca é de origem tupi-guarani. Ela é feita da fécula que é extraída da mandioca, que também é conhecida como gama da tapioca, polvilho, goma seca, polvilho doce.

Seu preparo é simples, feita em frigideira ou chapa aquecida, ela vira uma espécie de panqueca ou crepe seco. Pode ser recheada ou não, sendo que seu recheio tradicional é o coco e o queijo.

A forma de preparo é simples, utiliza-se uma vasilha onde se borrifa água sobre a goma da tapioca e o sal, mexe-se a mistura com os dedos. Vai adicionando água lentamente, esfarelando a mistura até que solte das mãos. Feito isso se utiliza uma frigideira antiaderente para fritar a goma. Nesse momento aplica-se os recheios,.

Dizem que a história da tapioca tem a ver com o povo-tupiguarani, que ocupavam o território brasileiro e usavam a tapioca na sua dieta. Eles inventaram a tapioca pela necessidade encontrada de diminuir do tamanho do beiju e poder ser cozida no fogo.

A tapioca também foi utilizada para substituir o pão na época da colonização. Ela era utilizada na alimentação dos escravos também, e hoje é um dos pratos mais comuns da região nordeste.

Existem algumas curiosidades sobre a tapioca, como por exemplo:

- No mundo todos os derivados da fécula da mandioca também são chamados de tapioca;

- Os recheios variam de acordo com a região. Vão desde coco ralado, queijo e manteiga a leite condensado, goiabada com queijo, banana, morango e chocolate;

- O pudim ou bolo de tapioca não é levado ao fogo, geralmente é servido gelado ou natural.


Sem comentários:

gif

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Seguidores



Receitas de Comida Cubana

Galette des Rois

28 de Fevereiro


GPOYW- It’s my Birthday… damn it.