quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Pá de porco com castanhas


Antevendo o São Martinho….Pá de porco com castanhas

Com o outono vem a chuva, o frio e, em simultâneo, a vontade de pratos reconfortantes. A mesa do almoço de domingo foi assim palco de uma antevisão, ou melhor, de um desejo antecipado de castanhas. Da conjugação destas com a carne de porco resultou este clássico.

  
Fritei as castanhas (utilizei congeladas) em bastante óleo até ficarem ligeiramente douradas. É necessário não deixar fritar muito para evitar que fiquem secas e rijas. Coloquei-as, de seguida, a escorrer em papel de cozinha e abafei-as para amolecerem.
Numa frigideira com azeite, coloquei a carne fatiada grosseiramente (cerca de um quilograma). Temperei com sal, bastante alho em pó e alecrim, pimenta-preta, louro aos pedaços e sumo de meio limão. Deixei a carne selar de ambos os lados. Reguei com mais azeite e espremi o sumo de meia laranja por cima da carne. Adicionei molho de soja (4 colheres de sopa). Tapei a frigideira com uma tampa de vidro e deixei que a carne acabasse de cozinhar e absorvesse os sucos. Quando pronta, retirei a carne da frigideira e reservei-a ,abafada com papel de alumínio, já na travessa onde seria servida. Ao molho da carne que ficou na frigideira adicionei sumo de meia laranja e uma colher de molho de soja. Mexi o molho e juntei as castanhas para que absorvessem o paladar da carne. Tapei a frigideira durante 10 minutos.
Coloquei as castanhas e o molho não absorvido por estas à volta da carne e servi.
Acompanhei com um copo de tinto, a combinação perfeita, no meu entender.
Há um ano atrás, mas no Receitas ao Desafio, publiquei este prato mas na versão de assado. Se tiverem curiosidade em ver cliquemaqui.

Sem comentários:

gif

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Seguidores



Receitas de Comida Cubana

Galette des Rois

28 de Fevereiro


GPOYW- It’s my Birthday… damn it.