segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Azevias de Grão


Azevias de Grão





Serve: 10 Pessoas
Pronto em 60 minutos

Ingredientes
500 g de grão cozido
1,5 dl de água
350 g de açúcar
1 colher de café de canela em pó
raspa de 1 limão
2 gemas
Para a massa – 500 g de farinha
4 colheres de sopa de manteiga
1 cálice de vinho do porto
1/2 colher de café de sal fino
1,5 dl de água
óleo, açúcar e canela em pó q.b.

Preparação
Tempo de Preparação: 40 min | Tempo de Cozimento: 20 min
Escorra bem o grão e passe-o pelo passe-vite, para reduzir a puré e reserve. Ferva a água com o açúcar até obter uma calda que ao escorrer da colher de pau forme um fio. Misture a calda obtida ao puré de grão, adicione a canela e a raspa de limão. Envolva bem. Leve ao lume e mexa continuamente.
Retire do lume, assim que vir o fundo do tacho ao passar com a colher de pau. Deixe arrefecer um pouco. Num outro recipiente, misture as gemas e acrescente um pouco do preparado anterior e incorpore bem. Verta o restante, envolva e leve ao lume. Depois de alguns minutos a cozinhar e a espessar, retire do calor e deixe em repouso até arrefecer.
Entretanto prepare a massa: numa superfície de trabalho, disponha a farinha e faça um buraco, no qual vai colocar a manteiga derretida, o vinho do porto, o sal e a água. Trabalhe a massa até ligar bem todos os ingredientes. Quando obtiver uma massa homogénea e moldável, estenda a massa com o auxílio do rolo sobre uma superfície polvilhada com farinha. Sobre uma das metades da massa, distribua espaçadamente montinhos de recheio, em seguida dobre a massa sobre o recheio unindo bem as duas extremidades. Poderá cortar as azevias com o auxílio de um copo.
Leve a fritar em óleo bem quente, escorra-as sobre papel absorvente e passe-as por açúcar e canela.

Sem comentários:

gif

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Seguidores



Receitas de Comida Cubana

Galette des Rois

28 de Fevereiro


GPOYW- It’s my Birthday… damn it.